" Entrega o teu caminho ao Senhor, Confie nele e ele tudo fará" Salmo 37:5

17 de jan. de 2012

O tão Sonhado Porcelanato como escolher...

Olá meninas,

Decidi fazer esse post com algumas dicas de como escolher o tão sonhado Porcelanato, ahei pela net algumas dicas bem legais e selecionei uma delas para postar, nada como uma boa pesquisada sobre o assunto para poder começar ir atrás um Porcelanato BBB ( bom, bonito e barato).

Lembrando o revestimento é o que dá sua cara à construção. Portanto, é preciso ter muita atenção antes de escolher então vamos as dicas:
- Diferença entre cerâmica e porcelanato
"O porcelanato é um tipo de cerâmica produzida com matérias-primas nobres. Ele tem baixa absorção de água, maior resistência mecânica e menor dilatação térmica"


- Vantagens e distinções do porcelanato
Os porcellanatos são uma ótima opção para áreas de cozinha por serem bastante resistentes a manchas. Dentro do universo dos porcelanatos, existem duas grandes categorias chamadas de:

- Porcelanato técnico: que é feito de uma massa porcelânica que em si já possui as características de cor e padrões (recebe a decoração e a cor na própria massa através de corantes, corantes micronizados, sais solúveis, entre outros). Eles não recebem qualquer tipo de revestimento (esmalte) e por isso são super resistentes e têm baixíssimo índice de absorção (≤ 0,1%). Esse tipo de porcellanato permite o acabamento polido e o não polido (sem brilho) e ainda podem aparecer com acabamentos anticatos e texturizados.

- Porcelanato rústico: que recebe uma camada de esmalte sobre a massa porcelânica e por isso não tem todo o desempenho dos porcellanatos técnicos (≤ 0,5% de absorção). Mas ainda assim é super indicado para cozinhas e tem resistência mecânica maior do que cerâmicas comuns. Nesse tipo de porcellanato, você vai encontrar uma classificação de PEI (que mede a resistência para alto tráfego). Preste atenção nisso na hora de comprar!


A tendência atualmente são as peças maiores. Eu gosto mais porque minimizam as juntas (os rejuntes com o tempo podem encardir e aparecer mais na superfície… Para mim quanto menos rejunte, menos informação, mais bonito!). Outra coisa que eu sempre recomendo é comprar as versões retificadas, que são aquelas que têm as bordas mais finais e precisas permitindo o total alinhamento das peças e o espaçamento menor entre elas (de novo, possibilitam menor área de rejunte).

Detalhes importantes:
1- De modo geral, placas que apresentam superfície brilhante são mais suscetíveis a riscos. 
2- Na manutenção do dia-a-dia, utilize somente produtos de limpeza doméstica isentos de ácidos em sua composição. O mais indicado é detergente neutro.
Uma dica interessante é usar rejunte à base de epóxi, uma substância plastificadora que evita o acúmulo de sujeira entre os pisos e azulejos.

Espero que vocês tenham gostado.
Bjus até o próximo post.

2 comentários:

  1. Oi Flor, obrigada pela visita no meu cantinho!!
    Adoro ver construção desde o começo e como vc ainda nem pegou a chave, já vi que vamos ter muuuuito assunto por aqui.
    E o que vc disse é verdade, o blog ajuda muito nessas horas! Vc vai ver!!!

    Qto ao porcelanato, eu coloquei só na cozinha, o meu é preto 60x60 com junta seca.
    Não me arrependo nem um segundo! É lindo, fácil de limpar e aguenta tudo!! Super resistente.

    Estarei sempre por aqui e vc volte sempre tb!!

    bjoooo
    Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fe...
      Obrigada pela visita e pelo comentário, obrigada já pela ajuda do porcelanato, estava na dúvida do do preto se era fácil de limpar essas coisinhas, vc já me deixou mais tranquila, a 1º dica do Blog.
      Bjus

      Excluir